quarta-feira, 26 de março de 2014

Microsoft publicou o Código fonte do Word e MS-DOS

O negócio da Microsoft foi construído, em parte, graças ao MS-DOS. Para quem não sabe ou já não se lembra, o MS-DOS apareceu na década de 1980, tendo resultado de um pedido da IBM, que na altura necessitava de um bom interpretador da linguagem BASIC. Nesse sentido, a Microsoft desenvolveu duas versões: o PC-DOS para os equipamentos da IBM e o MS-DOS para restantes marcas…tendo tido como base o 86-DOS.
Três decadas depois…a Microsoft disponibilizou o código fonte do MS DOS 1.1 e 2.0 e do Microsoft Word para Windows 1.1a.



Longe vão os tempos em que o MS-DOS era um sistema operativo sensacional, que cumpria aquilo a que se propunha. Passados 34 anos do lançamento do MS-DOS e 25 anos após o lançamento do Word , a Microsoft, em parceria com a Computer History Museum, anunciaram a disponibilização das primeiras versões do Word e MS-DOS.
De referir que o MS-DOS “nasceu” do 86-DOS, que foi desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products. A Microsoft contratou Paterson em Maio de 1981 e comprou, em Julho, o 86-DOS 1.10 por “apenas” US $ 75.000, tendo posteriormente mudado o nome para MS-DOS.






Roy Levin, engenheiro da Microsoft e director da Microsoft Research referiu num post que:
“…É incrível pensar no crescimento desde aqueles dias em que a Microsoft tinha menos de 100 funcionários e um produto da empresa, o MS-DOS, tinha menos de 300KB (sim, kilobytes) de código-fonte. A partir dessas raízes, crescemos em poucas décadas e tornamo-nos uma empresa que tem mais de 200 milhões de licenças de Windows 8, e uma comunidade com mais de mil milhões de utilizadores que usam o Microsoft Office.
Grandes coisas vêm de origens modestas, e os futuros serviços e dispositivos da Microsoft também seguirão esse caminho, assim como o MS-DOS e Word for Windows fez…”
Quem quiser desde já descarregar o código fonte do Microsoft DOS v1.1 e V2.0 pode fazê-lo gratuitamente através do link disponibilizado em baixo.

Noticia por : http://pplware.sapo.pt/windows/microsoft-publicou-o-codigo-fonte-do-word-e-ms-dos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário